top of page
Post: Blog2 Post
Foto do escritorO Povo Vitória

Putin alerta para escalada global da guerra na Ucrânia e acusa EUA e Reino Unido



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (21) que a guerra na Ucrânia está ganhando proporções globais, responsabilizando os Estados Unidos e o Reino Unido por intensificar o conflito. A declaração veio após ataques ucranianos com mísseis fabricados por esses países atingirem alvos em território russo.


Putin disse que a Rússia já respondeu aos ataques disparando um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance contra uma instalação militar na Ucrânia. Ele alertou que Moscou está preparada para intensificar sua resposta caso ações agressivas do Ocidente continuem, ressaltando que civis seriam avisados previamente em situações semelhantes.


Escalada militar


De acordo com Putin, a Ucrânia usou seis mísseis ATACMS, de fabricação americana, em 19 de novembro, e mísseis britânicos Storm Shadow e HIMARS no dia 21. Em resposta, a Rússia realizou ataques que, segundo o presidente russo, atingiram alvos estratégicos, incluindo uma instalação militar ucraniana.


Putin minimizou o impacto dos mísseis ATACMS, afirmando que os danos causados foram limitados. No entanto, ele destacou que o ataque com Storm Shadow na região russa de Kursk resultou em vítimas, incluindo mortos e feridos, e foi direcionado a um ponto de comando.


“O uso dessas armas pelo inimigo não é capaz de alterar significativamente o curso das operações militares”, declarou Putin em um discurso transmitido pela televisão estatal.


Conflito regional com "elementos globais"


O líder russo acusou os países ocidentais de transformarem o conflito na Ucrânia, inicialmente limitado a uma disputa regional, em um confronto com implicações globais. "Desde aquele momento, como enfatizamos repetidamente, um conflito regional na Ucrânia, anteriormente provocado pelo Ocidente, adquiriu elementos de caráter global", afirmou.


A guerra na Ucrânia, que já dura quase dois anos, continua a ser marcada por escaladas e tensões diplomáticas, com impactos diretos no cenário geopolítico global. Enquanto o Ocidente reforça o apoio militar a Kiev, Moscou endurece sua retórica e ações, aprofundando o impasse entre as potências.

0 visualização0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page